Sua loja virtual facilita a vida de seus clientes?

Publicado por em 21/10/2015 às 16h20

loja virtual

A internet (e qualquer outra inovação tecnológica) chegou para facilitar a vida de todos. Isso vai desde a imprensa de Gutenberg, passando pelos carros e chegando nesse mundo em que você não precisa sair de casa para comprar as coisas, basta acessar uma loja virtual. E é justamente facilidade – além de descontos e promoções – que o usuário da internet busca quando escolher uma loja virtual para fazer compras.

Se acha que basta ser mais barato, pense de novo. Desde que empresas inovadoras lançaram produtos mais práticos como a Steam, Netlix e Spotify para distribuir conteúdo, a pirataria de jogos, filmes e música sofreu um baque. Afinal, baixar gratuitamente a versão pirata já não era tão fácil quanto pagar um valor justo e ter o que você procura na palma da sua mão, sem trabalho nenhum.

E é oferecendo essa facilidade que sua loja virtual pode prosperar, e muito. Obviamente, preços justos são bem-vindos. Mas, antes de tudo, é preciso facilitar a vida do cliente. Afinal, por que razão você gostaria que fosse difícil comprar um produto na sua loja virtual? Por isso, confira uma lista de itens que podem estar dificultando a navegação do seu cliente:

  1.        loja virtualFalha na versão mobile – uma boa loja precisa ser funcional na versão para celulares e dispositivos móveis. O número de transações feitas a partir de smartphones cresce vertiginosamente. E se o cliente que acessar o seu site a partir de um celular não conseguir realizar a compra, pode ter certeza de que ele não vai chegar em casa e comprar pelo computador. Ele vai buscar a concorrência.
  2.        Opções demais – como Raul já dizia, “é tanta coisa no menu que eu não sei o que comer”. Ter opções é ótimo. Mas quando elas são muitas, pode ser que o cliente demore para escolher, ou deixe para escolher mais tarde. Isso poderia fazer, por exemplo, que você perca as compras de impulso. Para resolver isso, divida os produtos em filtros e categorias, possibilitando a navegação mais específica possível.
  3.        Call-to-action pouco direto – já há bastante material sobre como produzir os melhores chamados para ação, ou call-to-action, para a sua empresa. Mas é importante reforçar que, para induzir seu cliente à compra, é preciso que o chamado seja direto, curto e muito chamativo. Não se esqueça disso!
  4.        Apresentações incompletas – ou, pior que incompletas, falsas. É preciso que o cliente possa tirar todas as informações que precisa antes da compra. Pense em uma camiseta, por exemplo. Para saber que é esta que você quer, é preciso saber as dimensões de cada tamanho, cores disponíveis, material e, é claro, o preço. Se o cliente não encontrar isso, ele não poderá ter certeza de que quer comprar.
  5.        Tirando a confiança – o seu site precisa transparecer confiança! Afinal, poucas pessoas colocam seu dinheiro em um lugar que não confia. Por isso, é muito interessante seguir as dicas desse post que ensina como fazer seu site ser confiável. Envolve transparência e soluções de design! 

Agora basta criar uma loja virtual e garantir que ela venda muito bem, basta seguir essas dicas! Enquanto isso, continue acompanhando o SitePX para mais dicas de empreendedorismo e como criar um site de sucesso.

Tags: Aprenda criar site, como criar um blog, como criar um site, criar site, loja virtual

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||