Sucesso é mais do que ganhar dinheiro

Publicado por em 29/05/2015 às 10h38

sucesso
O caminho para o sucesso é árduo! É gratificante e empolgante, mas não dá para negar que, algumas vezes, o empreendedor pode sentir certo medo e até desespero. Afinal, criar um site é só o começo. É necessário, também, empenho e muito trabalho. Em alguns momentos a promessa do pote de ouro no fim do arco-íris pode não parecer tão tentadora. Nesses casos, é preciso achar inspiração em outro lugar.

No fim das contas, o que faz o empreendedor ir para frente é ouvir a história daqueles que já estiveram no mesmo lugar que eles. Histórias de sucesso, é claro. Entender as motivações dos outros ajuda a descobrir suas próprias. Saber que outras pessoas enfrentaram os mesmos desafios – ou pelo menos com o mesmo grau de dificuldade – permite que o empreendedor enxergue as adversidades como uma forma de crescer. Dessa forma, conheça duas situações que ensinam onde procurar motivação.

Caso Lego: é necessário enxergar os frutos do trabalho

Em um experimento, o pesquisador Ariely separou participantes em dois grupos. Todos os estudados receberam peças da série Bionicles – série de robôs Lego – para criar novos personagens. Ambos os grupos receberiam dinheiro por suas criações de forma decrescente. Ou seja, o primeiro boneco valeria U$ 3, o segundo U$ 2,70 e assim por diante até chegar a zero.

sucessoA diferença era a seguinte: o primeiro grupo guardaria os robôs até o fim do evento, momento em que eles seriam desmontados. Já o segundo grupo teria os robôs destruídos assim que tivessem terminado de montá-los. Qual o resultado? Os criadores do primeiro grupo fizeram uma média de 11 robôs cada um até o fim do evento. Os outros desistiram depois de ver 7 bonecos sendo desmontados.

Moral da história: mesmo que o dinheiro venha, ver aquele empreendimento que tomou seu tempo e dedicação ser destruído desanima qualquer um.

Caça-palavras: a importância do reconhecimento

Mais uma vez, Ariely conduziu uma experiência divida em grupos. Nesse caso, três grupos de estudantes do Instituto de Tecnologia de Masschusetts, o famoso MIT. O trabalho dos grupos seria seguinte: todos receberiam um papel cheio de letras aleatórias e em meio a elas deveriam encontrar pares de letras. Cada rodada bem sucedida seria recebida com dinheiro, de forma decrescente como a história anterior.

A diferença: o primeiro grupo entregaria o resultado da rodada em uma folha assinada com o próprio nome e o aplicador do teste cumprimentaria o estudante; o segundo grupo entregaria a folha sem assinar e ela seria colocada sobre uma pilha de papeis sem receber atenção; já o terceiro, entregaria a folha apenas para ver o aplicador colocá-la no triturador de papeis.  Os membros do terceiro grupo pediram quase o dobro do dinheiro recebido por aqueles do primeiro. E o segundo, que não teve o trabalho nem reconhecido e nem destruído quis tanto dinheiro quanto o terceiro grupo.

Moral da história: Não ter o trabalho reconhecido desmotiva tanto quanto ter o trabalho destruído. O reconhecimento chega a ser mais importante para o empreendedor do que o dinheiro.

Aprender para evoluir

Há uma ilusão de que o dinheiro é o motivo pelo qual se trabalha. Na verdade, o motivo por trás de criar um site e buscar uma carreira empreendedora é maior que o dinheiro. Uma boa dose de realização pessoal, reconhecimento e orgulho do próprio trabalho são as verdadeiras motivações. O dinheiro é consequência (bem vinda, é claro).

Com as dicas de empreendedorismo e como criar um site de sucesso do SitePX, cumprir seus objetivos e ganhar dinheiro fica mais fácil!

Categoria: Como atrair clientes, Conteúdo
Tags: Aprenda criar site, como criar um blog, como criar um site, criar site, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||