Sugestão: O que o filme Chef ensina sobre redes sociais

Publicado por em 09/03/2015 às 13h14

a família do filme Chef

Nem sempre é preciso um livro denso e complexo para ensinar uma lição valiosa para por em prática ao criar um site. Às vezes, aprender como fazer um site ou simplesmente fazer uma boa gestão de redes sociais pode ser explicado em uma comédia simples e despretensiosa, como o filme Chef, que passa uma mensagem inteligente e da qual se pode tirar proveito. Por isso, o post de hoje do blog do SitePX não é apenas uma dica de como criar um site de sucesso, mas, também, uma sugestão cultural.

Scarlett Johansson está no filmePara começar, uma explicação sobre o que é o filme. Chef, lançado em 2014, é dirigido, escrito e protagonizado por Jon Favreau. Uma curiosidade é que Favreau é diretor dos dois primeiros filmes do Homem de Ferro – o que deve ter facilitado as participações de Scarlett Johansson e Robert Downey Jr. O roteiro do filme – com elementos autobiográficos do diretor – é sobre a história de Carl Casper, um Chef de cozinha que precisa se reinventar após receber um crítica negativa de um grande crítico. Uma mistura da animação Ratatouille e do filme Birdman, vencedor do Oscar.

Já no começo, a história mostra a força da internet na reputação de um empresário, no caso, o chef de cozinha. Após a publicação da crítica, Carl Casper vira piada no Twitter. Até o momento, o Chef nem sabia o que era a rede social. Tudo muda, no entanto, quando seu filho cria um perfil do Twitter para o pai. Ainda inexperiente, a primeira ação de Carl na internet é mandar um tweet ofensivo para o autor da crítica. Não é nem preciso dizer que isso acabou com sua carreira no restaurante em que trabalhava até então.

O Chef em seu food truckPorém, quando começou a parecer que a única alternativa seria pendurar as espátulas, Carl decidiu inovar e trocar os restaurantes pelo seu próprio food truck. Para seu próprio bem, quem assumiu as redes sociais do novo projeto foi seu filho Percy e, só assim, o sucesso voltou.

Diferente do pai, Percy soube enxergar como as redes sociais poderiam se aliar ao novo modelo de negócio de Carl. O Twitter, por exemplo, se tornou o principal meio para avisar os ávidos pelos excelentes sanduíches do pai onde o food truck estaria passando. Sabendo aproveitar o status de meme que Carl ganhou na internet, o garoto também passou a utilizar o Vine para postar vídeos bem humorados do Chef no dia a dia.

Claro que na vida real, a função exercida pelo garoto deveria ser de um profissional de social media. No entanto, a lição ainda é válida: saiba utilizar as redes sociais que se adaptem ao seu negócio. Percy escolheu bem e soube utilizá-las para divulgar o food truck. Foi um questão de enxergar as características próprias da forma como seu pai trabalhava e transformá-las em pontos positivos utilizando o poder do social media. Veja o trailer do filme:

Você sabe dizer quais são as principais características do seu negócio? Se precisar, o SitePX possui um texto sobre as peculiaridades do público das principais redes sociais. Combinando as dicas do filme Chef e os posts sobre empreendedorismo e como criar um site de sucesso do Blog do SitePX, sua empresa pode dominar a internet!

Categoria: Conteúdo
Tags: Cultura, dicas, filme, redes sociais, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||