Entenda o que é uma URL e como elas podem ajudar o seu site!

Publicado por em 24/07/2015 às 15h33

url

Sigla para Uniform Resource Locator (Localizador Padrão de Recursos), a URL é, basicamente, o endereço que levará o internauta ao seu site e todo conteúdo inserido nele de forma organizada. Para você ver na prática, basta olhar para aquela parte do seu navegador onde você digita o endereço que pretende visitar. Repare que sempre que se você mudar de página, mesmo que dentro de um mesmo site, a URL será diferente. E como isso pode te ajudar?

Acontece, caro empreendedor, que a URL amigável é uma das principais ferramentas para SEO. Ou seja, tomando o devido cuidado, escolher uma boa URL pode garantir que seu site seja encontrado com mais facilidade nos buscadores como o Google. Mas, logicamente, é preciso ter alguns cuidados para que isso ocorra da melhor forma possível. E isto é o que o SitePX vai te ensinar agora!

Como fazer uma URL amigável

urlPrimeiro, uma breve explicação de o que é uma URL amigável: se você navegar em alguns sites que não sejam o SitePX, provavelmente irá reparar que existem várias URL cheias de números e caracteres estranhos. Essas são exatamente o oposto de uma URL amigável! Para que uma URL pode realmente ter uma relação de amizade com o internauta é preciso que ela seja curta, direta e apenas com termos de fácil compreensão. Assim como todas as URL do SitePX!

Para fazê-las, basta ater-se a alguns detalhes:

  1.        Editor de URL do SitePX – Caso você não use uma plataforma prática e moderna como a do SitePX, pode ser que você precise mudar a URL manualmente por meio de códigos. Com o editor de URL do SitePX, no entanto, a URL das suas páginas já saem sem número e caracteres estranhos. E você ainda pode, se preferir, editá-las de forma simples para que fiquem menores.
  2.        Nome do site – Caso seu negócio ainda esteja completamente estabelecido no mercado, vale a pena pensar em trabalhar alguma palavra-chave relevante para ser o nome da marca. SitePX, por exemplo, leva a palavra “site”, que é fundamental para nossa atuação na rede. Dessa forma, além do fato de que o Google entenderá nossa categoria, o leitor associará com mais facilidade a marca à área de atuação desejada.
  3.        Tamanho máximo – Quando fizer uma pesquisa no Google, repare que abaixo dos títulos das páginas sempre há um link, uma URL. Repare, também, que nem sempre é possível visualizar a URL inteira. Isto é um problema! Faço o possível para que todas suas tenham, no máximo, 110 caracteres. Se passar um pouco, não é o fim do mundo. Mas o ideal é que a palavra chave em questão possa ser lida de uma só vez.
  4.        Organização – Repare que há subdivisões da URL separadas por barras (/) após o nome do site. Essas divisões são as chamadas categorias. Ao criar categorias (como blog, produtos, serviços...) você organiza seu conteúdo garantindo que o cliente saiba exatamente o que está lendo. Cuidado, apenas, para que as categorias não façam com que sue URL supere drasticamente o limite de 110 caracteres.

Agora que já sabe como escolher as melhores URL e que o SitePX possui uma plataforma para que você faça isso de forma fácil e rápida, o que acha de aproveitar para criar um site e praticar o SEO?

Categoria: Primeiros passos
Tags: como criar um site, otimizar, páginas com url, seo, SitePX, URL

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||