Você sabe o que é Buyer Persona?

Publicado por em 04/02/2015 às 14h01

buyer persona é uma estratégia de marketing

Você, empreendedor que acabou de criar um site, conhece seus clientes? Possivelmente, sim. Deve conhecer alguns. Mas saberia identificar e traçar os principais perfis de seu público-alvo? Pois essa é a premissa do conceito de Buyer Persona. A estratégia foi desenvolvida com o objetivo de conhecer melhor os potenciais consumidores da empresa e, assim, direcionar melhor anúncios, campanhas e o marketing de conteúdo. Com o post de hoje, o SitePX  irá lhe ensinar o que é o Buyer Persona e como aplicar essa estratégia em seu negócio!

buyerComecemos pelas definições: traduzindo do inglês, o termo que dizer “consumidor-personagem”. Mas não entenda a palavra personagem como um ser de histórias e de ficção e, sim, como a personificação de um grupo de pessoas. O Buyer Persona é, literalmente, um personagem criado pela agência ou marqueteiro para representar um grupo específico de consumidores. É a criação de um estereótipo – no bom sentido – que ajudará a empresa a encontrar a voz ideal e os assuntos perfeitos para convencer clientes de que sua marca é feita para eles.

E como fazer um Buyer Persona?

Para explicar o processo de criação do Buyer Persona, vamos utilizar uma empresa fictícia como exemplo. Imagine aqui que somos os donos de uma loja de brinquedo chamada BrinquedoPX. A BrinquedoPX acabou de criar um site e quer impulsionar as vendas online. O que faremos? Formular um questionário e aplicá-lo entre as pessoas que curtiram nossa página do Facebook.

Primeiro questionamento: que informações precisamos coletar? Informações demográficas como sexo, idade e região são importantes, porém é possível recebê-las pelo próprio Facebook. Ao aplicar o questionário, é interessante descobrir outras informações valiosas, como profissão, classe social, assuntos de interesse, estado civil, se possui filhos... Os itens dependem da estratégia da empresa. Lembrando que o questionário é não a única forma de levantar esses dados, pesquisas de campo e entrevistas são outras opções.

Vamos supor, então, que identificamos dois perfis proeminentes e criamos dois Buyer Personas a partir deles:

buyer personaPersona 1

Nome: Sandra Buloque
Idade: 35 anos
Profissão: Fisioterapeuta
Classe social: média
Filhos: uma menina de 7 e um menino de 4 anos
Interesse na marca: brinquedos para seus filhos pequenos
Sites que costuma acessar: Jornais online, blogs sobre maternidade e revistas sobre saúde

Persona 2

Nome: Eduardo Norte
Idade: 56 anos
Profissão: Administrador
Classe social: média alta
Filhos: apenas um de 23 anos
Interessa na marca: itens para coleção e aeromodelismo
Sites que costuma acessar: Blogs de colecionadores e National Geographic

buyer personaSabemos, então, que a BrinquedoPX possui dos tipos de consumidores com interesses bastante específicos e completamente diferentes um do outro. Porém, agora fica mais fácil nortear campanhas e conteúdo que atraiam a atenção dos consumidores típicos da marca. Quando for para anunciar um novo produto infantil, devemos nos perguntar o que a Sandra Buloque quer ler nesse anúncio. Se for um novo item de coleção, devemos nos atentar aos interesses de Eduardo Norte. E quando precisar de anúncio para o público geral, buscamos as semelhanças entre os perfis: pessoas com mais de 30 anos, com curso superior e poder aquisitivo confortável.

Como cada marca possui suas próprias peculiaridades, tudo pode mudar em relação ao Buyer Persona. Se cinco grupos de pessoas se destacaram entre os consumidores, cinco personas devem ser criadas. Cuidado, no entanto, para não criar um número excessivo de personalidades de forma que fique impossível achar uma linguagem que se adeque a todos.

Assim que você criar um site, então, já sabe: crie um Buyer Persona para a sua marca. Dessa forma, trabalhar campanhas e marketing de conteúdo será extremamente mais fácil. Evite “chutar” personalidades, crie apenas personagens embasados em pesquisas e questionamentos.

Para mais dicas de conteúdo, empreendedorismo e como criar um site de sucesso, continue acompanhando o Blog do SitePX!

Categoria: Conteúdo
Tags: blog, conteúdo, dicas, marketing de conteúdo, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||